7 de maio de 2009

Esses dias vi uma entrevista com o chef alex atala, do restaurante dom e apresentador do "mesa para dois" no canal gnt. Entre outras coisas, falava da importância do atendimento, da qualidade dos ingredientes, "se eu cobro caro tenho que servir os melhores produtos".


Me fez lembrar um ocorrido num requintado café de floripa, relativ Logo na entrada, uma vitrine com diversos doces, e em todos há uma plaquinha descrevendo do que é feito. Menos um, onde lê-se "promoção do dia". Perguntado sobre o que é a promoção do dia, o atendente responde: "é uma promoção que todo dia é um doce diferente". Acho engraçado, falo que gostaria de saber do que ele é feito. Isso ele não sabe, pergunta a outro garçom, ambos olham bem para o docinho quadrado. "Café... isso, é de café", um fala. Bem, gosto de café, peço o doce.
O ambiente é bem decorado, cheio de televisores modernos que passam filme do elvis. As louças são desenhadas por um artista-publicitário bastante conhecido na ilha. Já à mesa, o casal que me acompanha olha o cardápio. O rapaz pede um doce, a garota um sanduíche croq monsieur, com peito de peru. Os doces chegam antes, porém o rapaz precisa pedir que sua colher seja trocada - eu não descobri se foi mal lavada ou simplesmente esqueceram tal ato. Meu café está muito bom, já ao doce não posso tecer os mesmos elogios. Chegado o sanduba, bonito, a surpresa: não é de peito de peru, mas de presunto. O casal chama o garçom e explica que não foi esse o pedido.
Percebemos certo agito na cozinha. Passados uns minutos, volta outro moço, que pela roupa imagino ser gerente ou algo do gênero. Explica: "bom, é que não temos peito de peru no restaurante, esse é um pequeno erro do nosso cardápio, a senhora não aceita o com presunto?". Mesmo coa explicação, o croq monsieur volta para a cozinha, não sei que saboreou-o. Nesse momento duas perguntas não me saem da cabeça: se não tem peito de peru, porque não arrumaram o cardápio ainda?; mesmo com o cardápio como está, ninguém no restaurante poderia "lembrar" do erro e avisar o cliente antes do pedido? Com preços que, na minha opinião, estão dentro do padrão para o que tal estabelecimento pretende ser - ou seja, não são baratos - creio que tais acontecimentos poderiam ser evitados.
Ao ir embora, apenas um gaçom fala baixinho com a moça do caixa, "cancela o croq". O homem que está ao seu lado nem levanta os olhos quando as reclamações são feitas. A moça, educada, pega um papelzinho para que ele preencha suas reclamações. Postura equivocada, na minha visão. Além de tudo o cliente tem que preencher fichinha? Com tudo isso, e pelo nível do local, esperava que o dono-chef-gerente ou figura equivalente presente no momento nos acompanhasse até a porta e não cobrasse a fatura.
Saí do local com a indagação na cabeça: adianta ter mais tvs de plasma que as casas bahia e não servir o que o cardápio oferece?

Um comentário:

Ana disse...

Sérioo..já ouvi várias histórias de arrepiar sobre comidas caras e nem tão bem preparadas...não vou citar pois alguém pode estar comendo no momento..hihih...

;D
não vai mais lá, pedro!

Locations of visitors to this page