16 de fevereiro de 2009

O som da década

Estava eu vagando pela internet hoje e me deparo com um fórum onde alguém perguntou: "Qual banda será lembrada quando se falar em música dos anos 2000?". Lógico que esse tópico me interessou e conferi algumas respostas. Como todos sabem, sou viciado em música, até quis ter uma banda de hard rock, mas nunca consegui. Então, comecei a pensar, em termos nacionais e internacionais, quem se destacou fazendo música nesta década.

Bom, comecei a gostar de música, de verdade (daqueles que sabem tudo sobre a banda), em meados de 1998. De lá para cá, fui aprender a tocar violão, me interessei por rock e hoje acho que entendo alguma coisa disso. O problema de estudar tudo isso é que fui me interessando pelo que era velho, para entender as origens da música que se faz atualmente. Por conseqüência, acabei não dando muita bola para o que ouvia, pois convenhamos que toda a obra do NX Zero é musicalmente, digamos, um pouco inferior à qualidade de qualquer música dos Beatles.

Mesmo assim, ouvi alguma coisa desses últimos anos, por mais que eu tentasse, não consegui me isolar dentro de uma bolha ouvindo Robert Johnson, Nirvana, João Gilberto, Led Zeppelin e outros. Até o ano passado, eu tinha MTV em casa e dava até para dizer que eu gostava um pouco ainda daquilo. Sendo assim, abri a biblioteca do meu Media Player e comecei a catar os sons dos anos 2000 que eu tenho aqui. Depois disso, puxei à memória coisas das quais li ou ouvi falar nos últimos tempos sobre a música contemporânea.

Em termos nacionais, percebi que boa parte do que poderei lembrar daqui a 10 anos estará na minha cabeça mais pelo tanto de coisas que li ou ouvi a respeito do que propriamente tenha escutado com atenção. Há quem diga que Los Hermanos possa ser o grande nome da década aqui no Brasil. Porém, ainda creio que faltou muita coisa aos barbudos que acabaram e agora pretendem voltar. Os caras eram alternativos, mas adoravam aparecer na MTV e na Globo. Nunca foi uma banda de atitude. Tive a oportunidade de assisti-los duas vezes: a primeira, no Planeta Atlântida de 2004, a segunda, no último show da banda em Florianópolis, no final de 2005.

O show no Planeta Atlântida foi, musicalmente, um dos melhores da noite, que ainda teria uma performance memorável do Sepultura (eu fui lá com a intenção de assistir justamente à banda mineira), contudo, o público que esperava sobretudo pelos shows mais animados de Skank, Jota Quest e CPM 22, pouco vibrou ao ver os barbudos no palco. Na verdade, para quem estava mais afastado da pouca muvuca próxima à banda, foi possível perceber muitas pessoas sentadas, descansando para aproveitar os shows que estavam por vir. Na segunda oportunidade, a noite era deles, mas quem, na minha opinião, roubou a cena foi a banda local Samambaia Sound Club, com uma performance muito superior à dos cariocas, que na última hora recusaram dividir o palco principal com as bandas daqui que abririam o show para eles, relegando os locais a um cantinho minúsculo no Lagoa Iate Clube.

Outro nome que vi, também nacional, citado nesse fórum, foi a banda Cansei de Ser Sexy. Sei que o Pedro adora, mas, sinceramente, acho uma cópia barata do rock alternativo feito por bandas como Elastica e até mesmo The Breeders, a qual à um clipe postado aqui no blog. Claro, a opinião é de alguém que ouviu uma única música deles, isso na época que tinha MTV e que odiou o som.

Já no campo internacional, a banda que foi citada como inesquecível para esta década foi o Coldplay. O grupo inglês também nunca foi dos meus preferidos, mas eu até os respeitava. Contudo, isso acabou quando soube da questão do plágio feito sobre uma música de Joe Satriani. Na minha opinião, o lendário guitarrista está com a razão. Meu destaque, porém, fica por conta de outra banda que ouço muito e realmente gosto: The White Stripes.

Eles sequer têm um baixista e a Meg White toca bateria como uma criança de seis anos. Mesmo assim, o som simples, com as guitarras distorcidas de Jack White conseguem me prender por muito tempo ouvindo o som. Às vezes, soa como algo mal feito, mas ainda assim eu gosto. Não sei porquê. Para mim, será a banda desta década que me lembrarei por muito tempo.

E para você, qual será o som que o fará lembrar desta década? Dê a sua opinião nos comentários.

P.S.: Ah, antes que falem, eu também lembrei que as duas maiores manifestações "musicais" do Brasil nesta década foram o funk carioca e o Calipso, mas meu bom senso resolveu retirá-los da discussão.

2 comentários:

Pedro disse...

Sinceramente tenho dificuldade em comparar épocas tão distintas. Até pode ser que em 70, 60 tudo fosse melhor. Todavia o tempo passa, tudo muda e acho complicado dizer "tal coisa de 2006 é muito pior que aquilo de 74". É como no futebol, não dá para comparar djalma santos e cafu, ambos excelentes jogadores e campeões mundiais - cada um a seu tempo.

Ainda assim, como a pergunta não foi essa, penso que os 2000 revelaram coisas bem interessantes. O próprio los hermanos (sem ranços pessoais); moreno, domenico e kassin com seu +2 (que todo mundo devia conhecer); a orquestra imperial; o bossa-jazz do delicatessen; floripa mostrando bandas muito boas para rio-sp nenhum botar defeito. saindo do país o som moderno e dançante do bajofondo; a doidona-retrô amy winehouse; o excelente pianista da nova geração cubana roberto fonseca.

Raphaela Cavalheiro disse...

Hummm.. eu tive a mesma dificuldade que você Samuka, eu tbm adoro música, você viu lá, né?! Mas sei lá, os anos 2000 ainda não acabaram e torço muito esperançosa que esse ano ainda tenha algo que arrebate meu coração e eu morra de amores. rsrsrs

Mas Falando do que eu já ouvi e do que vc falou, concordo sobre a performance dos Los Hermanos. Eu curto muito o som deles, acho algo legal, o som, não as baboseiras deles em si, mas consideraria eles como o 'holofote' sim, no quesito nacional. Andando pelo mundo a fora o Coldplay é bom bom, a Amy Winehouse [q nome sugestivo o dela han?! rsrs] teve espaço bom bom, o White Stripes tem uma batida louca, eu gosto tbm, mas gosto bastante do Muse, que apesar de estar sendo sensação agora, já tem uma bagagem cheia.

Sei lá.. Ainda assim sinto que posso mudar de opnião...

bjus

Locations of visitors to this page