9 de fevereiro de 2009

na praia
O programa só começa às seis. Mesmo assim, cinco e meia o público já se amontoa em volta da área reservada à gravação do último MTV na Praia, em frente ao restaurante taikô, em jurerê. Produção escolhe participantes para os quadros do programa, algumas garotas seguram folhas com frases para amigos ou conhecidos. A maioria deve ter entre 14 e 17 anos, quiçá menos, não sou muito bom de idades.
A chegada da apresentadora Penélope (segurando um cachorro) anima os presentes. O “três minutos” anunciado pelo diretor indica que está prestes a começar a derradeira edição transmitida ao vivo das areias de Floripa. A todo tempo William e Lucas, da produção, andam para lá e para cá com as laudas do programa na mão, verificam qual o próximo quadro, puxam o participante, conferem se não há nada errado. Uma garota tem uma folha escrito “will, deixa eu chorar”, deve ser daquelas que não perdeu um programa. Além, três câmeras (um em cima de um tablado, alta, e duas móveis na areia) mais auxiliares, deve ter umas 15 pessoas na equipe. O que fica na câmera de cima é o mais velho, suponho ser o que mais tem a manha da captação de imagens.
E assim segue pela uma hora que dura o Na Praia. Os espectadores participam ativamente: torcem na eleição do vira-lata mais bonito do Brasil, gritam durante o summer disk – sobretudo quando aparece o Paramore. Durante os intervalos Pê se abriga abaixo duma tenda onde ficam algumas mesas de operação, pessoas da emissora; como uma moça de ascendência oriental que calça um all-star branco de couro e fuma em quantidade razoável, na minha concepção bonita, figurinista. Enquanto não voltam do break a molecada não para de chamar a apresentadora, que por sua vez se vira muito bem ao responder os que enchem um pouco além da conta.
O mais engraçado, porém, acontece quando Penélope encerra o programa. Um batalhão de infantes ameaça cercar a vj, até que Juliana, também da produção, grita “fotos façam fila atrás do taikô”. Em segundos todos saem correndo e somem da praia. Tal procedimento aconteceu nos quatro programas que acompanhei, e certamente todos os dias em que estiveram em Florianópolis, nas mais diversas localidades.
O local das fotos é um terreno no qual a MTV fez sua base – vale lembrar que praticamente toda grade foi aqui gravada. Ali tendas serviam de camarim e local de descanso entre as gravações. Entre outras onde Adnet e Quiabo batiam uma bolinha. Após tirar algumas fotos com a equipe toda do na praia e tradicionais cumprimentos recíprocos entre os envolvidos pelo trabalho realizado, Pê encontra seus fãs. Admito que, mesmo não estando na fila, sinto-me ligeiramente deslocado. Mais de 20 anos ali equivalia a terceira idade ou algo do gênero.
Um por um, ela tira foto com todos, igualmente sorridente com cada um. Se está cansada ou de saco cheio, disfarça bem. Muitos se enquadram no que convencionou chamar de emos. Quando algumas fichas são distribuídas, achei que acabaria em briga. Todos se empurram, imploram pela lembrança do programa. Os próprios Will e Lucas são também atração. Tiram fotos e, mesmo um pouco relutantes, dão autógrafos.
De um pai ouço o seguinte comentário: “então eu ofereci cinqüenta reais mais a fichinha que tu ganhou, mas a menina disse que não queria vender”, referindo-se às camisetas entregues a quem participava dos quadros. Outra menina comenta com a amiga: “ai, eu preciso de uma camisa, sabe o que é ser viciada em mtv, eu sou!”. Essa, porém, fala da camiseta usada pelo pessoal da emissora, com a logo do verão mtv 09. Ouvindo os mais emocionados pedidos, Will explica que esse modelo não está à disposição, orienta o pessoal a “garimpar com os manos da técnica”. Acho a cena meio surreal, esse fanatismo, a meninada se descabelando na fila para foto.
Quando os últimos da fila tiram a foto, Penélope encerra a sessão e vai para a van, ainda ouvindo chamados daqueles mais entusiasmados. Enquanto troco uma idéia com Will uns moleques se aproximam e dizem que vão até São Paulo atrás do mtv na rua. Melhor o povo do canal ir se mandar, antes que algum tenha a idéia de se esconder no caminhão de equipamento dentro dum praticável, penso. Indo-me embora, trato de colocar a camiseta que ganhei (modelo funcionário) dobrada em oito dentro do bolso. Afinal, do jeito que o pessoal estava, era capaz da turma da oitava série se juntar para me bater e roubá-la. Certo, não chega a tanto, mas é melhor prevenir.

7 comentários:

Mari ☮ disse...

hauhauhauhauahuahuahuaha

Wiill é demais! :)

E esse povo, conheço bem. Tô na idade. =P

Fim. disse...

ahushuashuash
engraçado...vez ou outra eu assisto, mas... aaaaaaah eu num gueeeeeeento!!

fiquei agora imaginando a agonia que deve ser aquilo ali com tantos hormônios juntos...hehehe

beijo grande!

Anônimo disse...

Vinte e um anos nas costas e me vejo praticamente igual a esses adolescentes q vc citou, na verdade se compararmos uma mentalidade de uma criança de tres anos com a minha, não encontraremos diferença. Gosto demais da Mtv. fiquei empolgado quando vi q o texto falava do Mtv na rua (praia), é o meu programa favorito na emissora. Assisti alguns deles aí em Floripa, e a Pê, é o máximo, a acho muito inteligente.

Fran, disse...

Meu melhor amigo foi nuns 4 ou 5 desses programas, tirou fotos com a Pê, will e meio mundo em todos, chorou, ganhou camisa, papelsinho, tem 18, mas confesso que ele estava no meio do grupinho dos 'emo's'.

hsaiuhsiuahsua sinceramente, não vejo graça nisso tudo :( a não ser que eu trabalhasse lá *-*

->Marcelo Santos disse...

"Pau no cu da MTV. Eles vieram pra cá e não ouviram nenhuma banda daqui." (Aerocirco)

Concordo. Mas queria ter conhecido o Adnet..

Carolina P. disse...

AAAH o Adnet, que irado *-*
Haha, bom, não sei muito o que dizer, porque se não fosse por ele eu nem veria tanta graça assim em tudo isso sabe. Acho meio - er.. - tosco ficar correndo atras de pessoas famosas, gloriando-as. Tá, tudo isso que eu disse foi MUITO chato né, eu sei.
Mas mesmo assim, pra você deve ter sido mais legal, mesmo porque você pode falar com eles sem ter que ficar implorando e tudo o mais :D

Raphaela Cavalheiro disse...

Definitivamente... é.. esse tempo passa hahahaha

Mas já pensou? Tu sendo cercado pela galera da oitava série e sendo roubado? Poooooow.. um problema.. "Pedro linxado por emos super-equipados por causa de uma camiseta da MTV" Isso dá uma manchete hahahaha

Verãozão acabando.. até o MTV Na Praia acabou.. ó céus.. lá começam as aulas..

Tava com saudades.. bjus

Locations of visitors to this page