22 de setembro de 2007

Sem noção
Hoje foi o "dia sem carro", ou algo do tipo. Para as pessoas saírem de casa utilizando outros meios que não o automóvel. Legal, não sou pró-automóvel. Acho, contudo, que a população precisa ser bem servida no quesito transporte público. Algo que em Floripa é uma merda completa. Dia desses indo para aula - de busão - vi uma propaganda - noutro busão - para população utilizar mais coletivos, que é ecológicamente correto, mais sustentável, etc. Ótimo, todavia façam direito então. Que criatura que sai do bairro às 6h, pega três ônibus e chega no centro às 8h se animará a andar nesse sistema?
Florianópolis tem - além de duas tarifas únicas - um monte de terminais que foram pensados de um jeito, não funcionaram; foram adaptados e hoje são piores ainda. O salafrário do prefeito elegeu-se prometendo "abrir a caixa-preta do transporte", coisa que até hoje está na mesma. Aliás, na mesma não, porque com todos os rolos de cotisa, setuf e cia ele deve levar uns bons trocados, junto coa sua curriola. Eu não ligo de pegar ônibus em sampa. Pelo contrário, ia a vários lugares e raramente esperava mais de 10 minutos. Várias cidades tem sistemas que funcionam, positivos à população. Poderíamos muito bem, se vontade houvesse, ter um que funcionasse aqui também. Porém é muito mais interessante a quem manda na cidade que as coisas fiquem como estão. Mas essa é outra discussão.
Para finalizar, hoje teve apresentação da escola do Bolshoi no largo da catedral. Acabada a dança, foram os patetas do prefeito e secretário de transporte tirar fotos ao lado dos bailarinos (odeio esse tipo de autopromoção barata). Em seguida ganharam uma placa da Aflodef, por serviços prestados aos deficientes, sei lá, já tava indo embora. De qualquer forma achei um absurdo, uma cidade onde carros param em qualquer calçada, um monte de calçadas ainda tem buracos, prédios públicos sem acesso... Sem noção.
ps. Pergunte se prefeito e secretário foram de latão até o evento. Me agradas!

Um comentário:

Li...! disse...

E fizeram a sua pergunta, Pedro! Na CBN, de manhã, um repórter entrevistou o ilustre prefeito naquele momento bonito e quase significativo. Ele disse: "Prefeito...vou fazer uma pergunta só por curiosidade. Como foi que você veio até aqui hoje? De transporte coletivo, de bicicleta?"

O prefeito disfarçou, demorou um tempinho a responder e falou: "É...ahn...hoje eu tive compromissos durante a manhã, antes de vir pra cá...e...não tive outra alternativa e vim de carro".

:D

Locations of visitors to this page