20 de dezembro de 2010

A Atlântida já foi uma rádio boa, na minha opinião. Eu escutava-a muito, quando estava no segundo grau, até no começo da faculdade se bobear. Tocava várias bandas que rock as quais curtia, brasileiras ou gringas. Por tabela, nunca gostei da jovem pan, que tinha uns eletrônicos muito chatos e as coisas que estavam na modinha: boys e girls bands, coisas do tipo. A Atlântida, contudo, mudou. E seu famoso festival, igualmente.


A primeira edição do planeta Atlântida, no verão de 1998, aconteceu no estacionamento da boate Ibiza, em Jurerê. Provavelmente era o maior lugar que a capital catarinense podia oferecer para um espetáculo de tal tamanho: seis atrações renomadas nacionalmente, mais duas locais. Aliás, esta é uma constante, com mais ou menos peso, sempre alguém representa a música local. Daqui, em 98, tocaram Bandit e Senti Firmeza. Também Lulu Santos, Jota Quest, Tim Maia (sendo seu último show completo), Gabriel O Pensador, Fernanda Abreu e Daniela Mercury.


Quiçá Senti Firmeza e Daniela Mercury destoassem um pouco da programação, porém o line-up era perfeitamente aceitável. Condizia com o que tocava na rádio. Nos anos seguintes passaram pela ilha da magia nomes de peso no cenário roqueiro brazuca: de Raimundos e Planet Hemp a Lulu Santos e Skank. Os primeiros, contudo, não tocariam hoje na rádio. E com estas mudanças, chegamos a 2011, cujos shows foram divulgados esta semana.Para pior. Não animam nem um pouco. Sertanejos universitários (seja lá o que isso seja), Luan Santanna e mais dois que nunca ouvi falar; coloridos Restart; o que sobrou do Charlie Brown Jr; Chimarruts; Jeito Moleque. Pouca coisa que anime alguém a sair de casa. Temo que o show do Monobloco lembre o Los Hermanos de 04. Nem Nando Reis ou Capital Inicial salvam. Felizmente a Ilha continua lembrada, Dazaranha e Iriê.


Temo que o caldo tenha começado a desandar no ano de 2006, quando Inimigos da HP e DJ Marlboro foram convidados. Nos anos seguintes apareceram Ivete Sangalo, Babado Novo, Victor e Léo. Que, convenhamos, nem com as mudanças na programação tocam no 100.9. Hoje, tal dial não ajuda muito os ouvidos – segue sim a cartilha dos sucessos momentâneos, dentro do que o mercado da música dite. Agrada a maioria, desagrada aos que não se encaixam ao padrão.


Já gravei várias fitas ouvindo rádio. Lá estão Lenny Kravitz, Legião Urbana, O Rappa, até Slipknot e Karnak. Se fosse gravar hoje, acho que a fita pegaria poeira por falta de uso.

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page