18 de agosto de 2009

Celulares grátis: alerta

Este não é um post pago. Muito menos uma promoção barata para conseguirmos novos leitores. É apenas um pequeno trabalho de reportagem para evitar que muitos sejam prejudicados por ofertas quase milagrosas.

Nos últimos meses, tenho recebido mensagens de texto no meu celular afirmando que "ganhei" um aparelho tal, bastando comparecer a uma loja no Shopping Pórtico, próximo logo depois da Americanas, na Rua Felipe Schimdt, no Centro de Florianópolis. Pela insistência das mensagens, resolvi tirar a questão a limpo e procurar a tal loja para descobrir qual a mutreta por trás disso.

Chegando lá, deparei-me com uma loja identificada como sendo da operadora Claro. Nas mensagens que recebi, diziam que seria preciso cadastrar o aparelho num plano de conta fixa, no valor de 35 Reais. No mesmo texto, também tinha um número de telefone, para o qual você liga e uma gravação vai lhe repetir a oferta, nada além disso.

O problema é que quando o sujeito chega lá, quase feliz por ter conseguido um aparelho que custa em torno de 150 Reais, ele se depara com um plano de fidelidade por 12 meses com a operadora. Ao mesmo tempo, o aparelho vem bloqueado e não aceita chips de outras companhias. Para os usuários, as atendentes fazem uma pequena maquiagem para a venda do plano. Elas alegam que é como um plano pré-pago, onde você recebe um boleto mensal para "colocar créditos". Porém, elas não dizem que se o boleto não for pago, seu nome irá parar no SPC e no SERASA.

O plano oferecido na oferta é do tipo Controle. Ao custo de 35 Reais mensais, o sujeito poderá usar esse valor nos mais diversos serviços, como envio de mensagens de texto e ligações locais. Quando todo o dinheiro terminar, o celular fica bloqueado automaticamente para realização de novas chamadas, tal como um plano pré-pago, podendo ser recarregado com cartões também. A diferença está no fato de que, no pré-pago, o usuário poderá colocar créditos novos quando bem entender e se achar necessário. No caso do Controle, a conta vem todos os meses sem falta e o não pagamento pode gerar diversos transtornos, dentre os quais está uma multa por quebra de contrato. Muitas vezes, esse valor excede o do próprio aparelho adquirido na oferta.

Então, olho aberto para o que você recebe por e-mails e celulares. Nem tudo é mentira, mas nem sempre é algo tão vantajoso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Imaginei que tivesse alguma coisa "obscura" nessa promoção! Recebi também uma mensagem dizendo que havia ganhado um celular, mas nem dei bola, porque não me interessei e até pensei que fosse outro tipo de "rolo" tem tem por ai... mas resolvi investigar, porque outras pessoas da minha familia também receberam a mesma mensagem. É gente que age de má fé. Temos que denunciar esse tipo de abuso!

Locations of visitors to this page